O Sindicato dos Professores das Universidades Federais do Maranhão -Sindufma e o Sindicato de Trabalhadores de Terceiro Grau da Ufma - Sintema, participam ativamente de reuniões em torno do movimento Pacto pela Ufma. Professores, estudantes e técnicos administrativos estiveram presentes na sala de projetos especiais da Vice-Reitoria da Universidade, onde apresentaram uma proposta de criação do movimento "Pacto pela UFMA".
Trata-se de um movimento de iniciativa da comunidade acadêmica e de entidades da sociedade civil que objetiva realizar debates e discussões sobre a Universidade para os próximos anos. Na oportunidade estiveram presentes representantes de diversos setores da instituição tanto da Capital, como do Continente, que com um tom de insatisfação, revelaram os problemas que a Universidade está dias atuais a exemplo do sucateamento da estrutura física, falta de insumos para laboratórios, além de outras questões que estão impactando a qualidade das atividades acadêmicas.
Entre outros aspectos debatidos, ficou decidida a realização de um evento de lançamento do “Pacto pela UFMA” para o final do mês de outubro, com o objetivo de congregar a comunidade acadêmica e a sociedade em geral em torno deste movimento. Além disso, o “Pacto pela UFMA” percorrerá os campi do continente no mês de novembro, com o intuito de debater o projeto "A Universidade que temos e a Universidade que queremos ser".
Saiba +
O “Pacto pela UFMA” congrega diversas instituições como sindicatos, organizações não governamentais, associações da Universidade e de bairros do entorno, além de representantes da sociedade civil organizada no Maranhão. Ele está estruturado em 8 eixos de discussão, com destaque para Internacionalização; Graduação; Pesquisa, Pós-graduação e Inovação; Extensão; Relações Institucionais; Infraestrutura; e Gestão e modernização. A ideia é que a comunidade acadêmica se mobilize e ingresse nos Grupos de Trabalhos relacionados com cada eixo temático e democratize a discussão em torno de uma UFMA para o futuro.