ACS's realizam manifestação hoje (17) por Mudança de Regime Jurídico
Profissionais Agentes Comunitários de Saúde estão insatisfeitos com as recentes atuações do governador Flávio Dino em relação à atenção básica. A categoria reclama que o governador tem criado uma 'força de saúde', com as mesmas atribuições dos agentes comunitários de saúde, com profissionais que não têm as habilidades técnicas de Agente de Saúde e com uma estrutura de trabalho superior.
Dado isto, um grupo considerável de profissionais agentes comunitários de saúde pretendem realizar uma manifestação na tarde de hoje (17), na Praça da Bíblia em São Luís, a partir das 15h.
Os profissionais querem além de estrutura básica para trabalhar, como fardamento, materiais de insumo de saúde, regularização no pagamento de passagens, a transposição de regime jurídico da categoria de celetista, para regime jurídico de serviço público.
Os ACS's temem que o governador extingua a categoria, que atualmente é mantida pelo governo federal em parceria tripartite com o Estado e Município. Ao todo no Maranhão são 17 mil profissionais agentes de saúde.