Cemar doa medidores de energia para otimizar consumo na Ufma

Ufma e Cemar são articuladores da doação de 39 medidores de energia


Ufma São Luís - Controle, gerenciamento e otimização de uso de energia para reduzir gastos é o objetivo da adoção de novas medidas de eficiência energética na Universidade Federal do Maranhão. Na manhã desta segunda-feira (10), o Programa Institucional Ufma Sustentável, vinculado à Vice-Reitoria recebeu 39 medidores de consumo de energia a serem implantados no continente e em São Luís. A doação dos medidores é fruto de uma parceria entre a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e a Vice-Reitoria da Universidade Federal do Maranhão por meio do Programa Institucional Ufma Sustentável.

A entrega, que ocorreu no Complexo Pedagógico Paulo Freire, no campus do Bacanga em São Luís, contou com a participação da Prof. Drª Nair Portela, Reitora da Ufma; o Prof. Dr. Fernando Carvalho, Vice-reitor; de Técnicos de relacionamento corporativo da Cemar, Hyvanna Galúcio e Jorgemiro Júnior; do Coordenador do Programa Ufma Sustentável, Flávio Pires e docentes, assessores, administradores de prédios e interessados.

Os dispositivos são equipamento eletromecânicos e/ou eletrônicos capazes de mensurar o consumo de energia elétrica por prédio na Ufma. Esta parceria cumpre os objetivos permanentes do Programa Institucional Ufma Sustentável, de implementar políticas de eficiência de consumo de energia elétrica, tendo em vista o aumento do valor da conta de energia nos câmpus da Universidade.


O professor Wener Miranda, do Departamento de Engenharia Elétrica da Ufma que é um dos coordenadores do Programa Ufma Sustentável destacou a importância da medição específica para cada prédio, como um fator de eficiência energética na Universidade. “A medição é um fator importante, sobretudo pela possibilidade de gerenciar o consumo e garantir eficiência no uso da energia”, concluiu.

O professor Fernando Carvalho reforçou que há a necessidade de reduzir o consumo energético na Ufma. “O valor gasto na conta de energia da Universidade pode ser utilizado para investimento em ensino, pesquisa e extensão. Porém isso depende da eficiência no uso da energia, com intuito de reduzir o valor gasto nas contas.”

O Técnico de Relacionamento Corporativo da Cemar, Jorgemiro Júnior, destacou que a empresa de energia realizou uma busca em empresas privadas para garantir a doação, que atende a fins educacionais e institucionais.

A Prefeitura de Campus – Precam se responsabilizará pela implementação dos sistemas de medição, para que sejam mensurados os níveis de consumo e seja realizado um gerenciamento de inteligente de consumo de energia no Campus.