"causa estranheza" avalia Sindufma sobre medidas autoritárias da reitora Nair Portela


Na última sexta-feira (14) a reitoria da Universidade Federal do Maranhão realizou alguns "ajustes" taxados por alguns setores com tons de "estranheza" na administração da Universidade. Trata-se da realocação do Prof. Dr. João de Deus do cargo da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proaes) para uma nova Pró-reitoria, que ainda deverá ser criada, a de planejamento, além da exoneração do Prof. Dr. Natalino Salgado Filho da assessoria especial da Universidade em sua atuação junto ao Hospital Universitário. 
Além da vacância do cargo da Proaes, alguns setores da Universidade reclamam da rapidez com que essas medidas estão sendo tomadas, além da não discussão dessas medidas nos colegiados da Instituição.

Alguns setores da Universidade viram as medidas como "estranhas", inclusive o próprio Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Maranhão, que divulgou nota em que destaca que "causa estranheza", mudanças repentinas sem discussão nos colegiados e conselhos acadêmicos.

A nota ressalta que causa estranheza a criação de uma Pró-reitoria "particularmente dedicada ao planejamento, sem a devida discussão e apreciação dos Órgãos Colegiados da UFMA".

Em contestação às mudanças, o Sindufma destacou que "Medidas extemporâneas, sem a devida mediação do conjunto da comunidade universitária, não parecem ser a forma mais adequada e democrática de gestão da coisa pública".
A reitora Nair Portela ainda não se pronunciou, mas deve dar uma resposta à comunidade acadêmica em breve, sobretudo pela importância da Pró-reitoria criada pela gestão.