Sindufma empossa nova diretoria, que levanta a bandeira da gestão multicampi da UFMA

São Luís - Sob a presidência do Prof. Dr. Arkley Marques Bandeira, docente da UFMA no campus de Pinheiro, a nova gestão do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Maranhão - Sindufma assumiu a entidade após eleição realizada no dia 02 de fevereiro de 2018. Sendo eleita para o biênio 2018-2020, a chapa única "Nova Atitude Sindical" pretende alinhar suas ações e atividades junto aos interesses dos sindicalizados.

As eleições desse ano obtiveram votação recorde, com a participação maciça de filiados, dos quais 262 votaram na chapa Nova Atitude Sindical e 9 se abstiveram, totalizando cerca de 97% de adesão entre os (as) sindicalizados (as).

O foco das atividades da gestão, segundo o presidente Arkley, baseia-se em alguns pilares: "a exemplo da estruturação e ampliação da política sindical do SIND-UFMA, fortalecimento das relações do Sindicato com os (as) sindicalizados (as), defesa da UFMA pública e de excelência, oposição a políticas de desmonte do ensino superior, dos ataques contra a previdência dos (as) professores, luta por melhorias salariais e melhores condições de trabalho", afirma o docente.

Uma das novidades nas bandeiras de luta até então, diz resp

eito à descentralização financeira da Ufma e da gestão multicampi, onde segundo a Carta de Propostas da chapa, pretende-se abrir uma consulta para a comunidade acadêmica sobre o tema. "Temos que encarar cada vez mais a possibilidade de que a descentralização administrativa e financeira é uma das principais saídas para melhoria na qualidade dos serviços e o bom uso dos recursos públicos", destacou o presidente.

"O Maranhão tem a dimensão de um país e possui apenas uma Universidade Federal. Os nossos vizinhos Piauí e Pará já tem duas cada um. Temos regiões que já comportam sua própria universidade federal, como a região Sul e a Baixada Maranhense, polos de desenvolvimento regional e que já contam com campis da UFMA", reforçou Arkley.