Na oportunidade, estão sendo veiculados vídeos de sensibilização ao descarte correto de lixo, diminuição do uso de copos descartáveis, além de otimização do uso do ar-condicionado em salas e prédios da Universidade.
Na avaliação do professor Flávio Pires, do Departamento de Educação Física da UFMA, além da inserção da responsabilidade socioambiental nas atividades da Universidade, um dos principais objetivos das ações do “UFMA sustentável” é a importância de otimizar gastos públicos, com adoção de critérios de sustentabilidade pautados em protocolos ambientais.
Para o vice-reitor da UFMA, Fernando Carvalho, coordenador do “UFMA sustentável”, a iniciativa pode ajudar a Universidade nesse momento crítico de crise política e financeira que o país vive. “Com cortes no orçamento da UFMA é importante que possamos intensificar a otimização dos gastos públicos, além de contribuir para a sustentabilidade na Instituição”, afirmou.
Sobre o Programa UFMA Sustentável
O Programa UFMA Sustentável foi apresentado em dezembro de 2016 à administração superior para verificar a sua adequação ao Planejamento Estratégico da UFMA. Entre as propostas, o programa pode servir de orientação nas iniciativas de contratações, compras ou convênios da UFMA, que segundo o seu projeto central “devem adotar um número maior e mais incisivo de atributos e critérios de sustentabilidade, conforme especificado em protocolos ambientais.
O programa é formado por uma comissão elaboradora que reúne docentes, estudantes e diversos setores administrativos da UFMA e o planejamento prevê definição de ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, possibilitando à UFMA a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração.