9º CONGRESSO NACIONAL INTEGRA PROGRAMAÇÃO DOS 70 ANOS DA CNTI

Ao tempo em que comemora 70 anos de existência a Confederação nacional dos Trabalhadores na Indústria realiza seu 9º Congresso Nacional dos Trabalhadores na Indústria do Plano da CNTI, que acontece no período de 22 a 26 de outubro de 2016, no Centro de Treinamento Educacional, em Luziânia-GO. A chegada dos congressistas está prevista para o dia 22 e no dia 23 terá vez o credenciamento, discussão do regimento, apresentação de atividades culturais e homenagens àqueles que construíram e constroem a CNTI e atividades em grupos por setor. As atividades em grupo/setorial terão continuidade na manhã do dia 24.



Durante o Congresso haverá lançamentos do livro CNTI 70 ANOS, uma edição comemorativa; do vídeo institucional e alusivo aos 70 anos da Confederação; de livro com artigos e anexos referentes à pesquisa em parceria com o Dieese dos perfis das entidades filiadas e vinculadas e de seus presidentes; do diagnóstico setorial dos grupos pertencentes à CNTI a serem entregues a cada setor nas atividades de grupo; e de teses/guia para subsidiar as discussões e atividades gerais, com base no eixo temático do Congresso.

Os impactos da conjuntura atual no sindicalismo é o tema da plenária geral de abertura do evento. O tema será abordado na tarde do dia 24 com participação dos economistas Márcio Pochmann, professor titular da Unicamp; Clemente Ganz Lúcio, coordenador técnico do Dieese; e Ladislau Dowbor, professor titular na pós-graduação da PUC São Paulo. Ainda no dia 24 será abordado o tema Estrutura e custeio sindical: desafio ético às instituições e às ações políticas, pelo desembargador aposentado do TRT da 3ª Região, Antônio Álvares da Silva, professor na UFMG; e Nicanor Sena Passos, advogado e professor de Direito. Todas as palestras serão seguidas de debates. Os congressistas também se reunirão em grupos para discutir os diversos assuntos incluídos na pauta.

A Questão do Trabalho: relação capital trabalho condições e direitos do trabalho, saúde/segurança e terceirização e os aspectos invisíveis da flexibilização, será tema de palestra do Procurador do Trabalho Grijalbo Coutinho (TRT 10), do professor Ricardo Lara (UFSC) e Márcio Túlio Viana, desembargador aposentado do TRT da 3ª Região e pós-doutor em Direito pela Universidade de Roma. O tema Previdência Social: perspectivas e contradições será abordado por Floriano Martins de Sá Neto, da Anfip, e Roberto Carvalho, do IEPREV, na manhã do dia 25.

Na tarde do mesmo dia terá vez o debate sobra Igualdade de Oportunidade versus violência e homofobia social, com a economista Marilane Oliveira Teixeira, pesquisadora na área de relações de trabalho e gênero do Cesit/Unicamp, e pela assessora sindical e colaboradora da ACTRAV/OIT, Tatau Godinho. A questão do Meio Ambiente, Água e Energia: efeitos no mundo do trabalho será tema da palestra do arquiteto e urbanista Renato Tagnin, mestre em Engenharia Civil e Urbana e doutor em Ciências junto à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP.

Informações da CNTI