UFMA vai expandir ensino a distância em parceria com Projeto do MEC Reuni Digital

Por Lucio Silva/OContinente
Lençóis Maranhense - Interior do Maranhão

A Universidade Federal do Maranhão reuniu na última sexta-feira, 11, com representantes de centros de unidades acadêmicas da instituição de nove cidades. A ideia é discutir a expansão do ensino à distância para dezenas de municípios, por meio do Projeto Reuni Digital, do Ministério da Educação. O projeto que visa expandir a Educação Superior à Distância em todas as universidades federais e é coordenado pela Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC.

Atualmente a UFMA possui oito campus e nove unidades acadêmicas por todo o Maranhão (Imperatriz, Pinheiro, São Luís, Bacabal, Codó, Balsas, Chapadinha e Grajaú). A instituição ofereceu, no último seletivo de graduação à distância, mais de mil vagas para municípios de até 100km de distância dos campus polos.

A proposta é expandir esse ensino de forma que cursos de graduação possam chegar a cada vez mais pessoas no Maranhão.

Opinião: o reitor Natalino Salgado Filho tem trabalhado na expansão da instituição desde 2007, com a criação e reetruturação de diversos campus no Maranhão. O Reuni Digital, agora, pretende expandir essa modalidade de ensino por meio do EAD. Municípios mais longínquos poderão ter acesso a esse ensino de forma que elimine o êxodo rural por conta da falta de acesso à educação superior no interior do Maranhão.