Natalino Salgado toma posse em Brasília; Confira a trajetória do reitor nos últimos 2 anos

"cri que minha missão estava encerrada" diz Natalino ao tomar posse em Brasília

Com um discurso emocionante, Natalino Salgado tomou posse na tarde desta terça-feira (12), no Ministério da Educação, em Brasília, do cargo de reitor da Universidade Federal do Maranhão. Na oportunidade, o professor destacou que imaginava que sua missão tinha acabado na Ufma, após o exercício de dois mandatos seguidos na instituição. Entretanto, como o mesmo afirmou, sob o anseio da comunidade universitária, aderiu ao pedido do movimento formado por alunos, técnicos e professores, denominado Pacto pela Ufma, para retornar à instituição. 

O reitor afirmou que resistente, em princípio, "pouco a pouco, fui convencido da grandeza daquele chamado", destacando as investidas contra sua candidatura e também a resistência de amigos e familiares, contudo, Natalino agregou esforços e percorreu, junto ao movimento Pacto pela Ufma, mais de 4.800 km Maranhão a dentro, com objetivo de conhecer as principais problemáticas enfrentadas pelos campi do continente.

 Após isso, venceu três batalhas seguidas: a primeira delas resume a tentativa de impedimento da candidatura do mesmo, que foi vencida nos conselhos universitários com ampla maioria de votos (42x5) pela aceitação de sua candidatura. A segunda batalha se deu na eleição, em que venceu com maioria esmagadora de votos (50%) entre os quatro candidatos. A última batalha, sob uma enorme chuva de notícias falsas, venceu com a permanência de seu nome, indicado pela comunidade acadêmica e por Jair Bolsonaro.