
Nas campanhas eleitorais do universo acadêmico, de candidatas
e candidatos à reitoria e vice-reitoria, notam-se algumas semelhanças,
sobretudo no que tange ao sistema vicioso de gastos, embora em menor escala. Lembrando
que na Uespi, por exemplo, mesmo que não obrigatório, os candidatos são solicitados
a informar a previsão com gastos de campanha e suas fontes de recurso. Vale
lembrar que na Uespi os candidatos têm 30 dias para realização de campanha.
Para além disso, na Universidade Federal do Maranhão, que está
em pleno processo de sucessão da administração superior, com quatro candidatos
a reitor e 7 a vice-reitor, os esforços para chegar aos cargos máximos de
administração da instituição já iniciaram ultrapassando singelos valores, famosos
“trocos de pão”, com contratos de grandes atrações de visibilidade internacional,
que possuem no currículo o XIX Festival Internacional de Teatro Cômico da Maia,
em Portugal, ao sucesso na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. E este é só o começo.
Vamos esperar para ver até onde vamos chegar no final da campanha.