Ação de professores da UFMA recolhe 300 kg de lixo em Manguezal

Na última sexta-feira (11) professores e estudantes voluntários da Universidade Federal do Maranhão realizaram uma ação de limpeza do Manguezal do estuário do Rio Mojó, no interior do Maranhão. A atividade acontece através de uma parceria entre o LAMA; CERMANGUE; Curso de Oceanografia da UFMA; Comunidade local; ONG Arte Mojó, IEESF, GEDMMA/UFMA e outros.
O Brasil possui um litoral formado quase completamente por manguezais. São cerca de 13.762 Km² de extensão desde o estado do Amapá, até a cidade de Laguna em Santa Catarina, sempre na região costeira. O manguezal tem características específicas de um ecossistema próprio das zonas úmidas, assoladas por um processo transitório entre ambientes marinho e terrestre, ocorrendo normalmente em climas tropicais e subtropicais. 

Foram recolhidos 300 kg de lixo entre garrafas Pet e de plástico, incluindo de materiais de limpeza; calçados como chinelos, tênis, solas, solados, além de latas e metais, garrafas de vidro, lâmpadas, e vidros quebrados em geral e outros. 
A professora Flávia Mochel, do Departamento de Oceanografia e Limnologia da Universidade Federal do Maranhão avaliou ação como positiva, tendo em vista as parcerias firmadas em defesa dos manguezais maranhenses: “Fazemos parte de um grupo nacional que trabalha com limpeza de manguezais em todo o litoral brasileiro, de Santa Catarina ao Pará. Nós decidimos fazer esta ação uma vez ao ano, com intuito de instituir o Dia Nacional de Limpeza de Manguezais”, destacou.