Opinião: Os Bastidores da Corrida Eleitoral para Reitor da Ufma

Opinião: Por Lucio Silva

Outubro de 2018


Em terra de cego, quem tem olho é rei. Paralelo ao embate político vivenciado na conjuntura nacional entre o fruto do egoísmo petista e as vertentes militares, as forças políticas internas se esquecem das corridas locais nas instituições. A Universidade Federal do Maranhão, especificamente, que parece vivenciar um tempo sereno de disputas políticas, já atravessa uma cisão e uma não tão acirrada disputa pela Reitoria, tendo em vista que os rumores da candidatura de Natalino Salgado Filho tem espantado diversos possíveis candidatos.

No entanto, o embate está acirrado nos bastidores, sobre quem será a melhor proposta para Vice-reitoria da Universidade. O cargo de Vice-reitor há muito não era tão disputado como hoje, e não só isso, mas o apoio do ex-reitor Natalino Salgado para os candidatos a Vice pode ser ainda mais disputado.

De um lado o ex-reitor da Universidade, que entre os corredores da Ufma sofre boatos que gritam supostos patrulhamentos e perseguições, sobretudo pela recente cisão entre a atual gestão Nair Portela e o ex-reitor. Do outro, uma gama de meninos dos olhos da deusa, que não se decide sobre quem a lançará a candidato para Reitor na próxima eleição. 

Setores reclamaram a suposta tirania da reitora na administração do troca-troca de pró-reitores. Começou com Fernando Carvalho, arrancado da Pró-reitoria de Pesquisa, dando lugar ao professor Allan Kardec, logo após, a substituição do pró-reitor de Assistência Estudantil, João de Deus, para a Pró-reitoria de Planejamento. Para finalizar, a reitora ainda demitiu, segundo fontes, por telefone, o ex-reitor Natalino Salgado da sua assessoria junto ao Hospital Universitário. No entanto, o embate político continua, e enquanto a conjuntura nacional se normaliza, os tapas e beijos ocorrem nos bastidores da instituição.