![]() |
Fala do Prof Natalino Salgado Filho |
Realizado no Hotel Luzeiros, na cidade de São Luís, entre os dias 25 e 28 de julho, o XIV Encontro Nacional do Proifes-Federação contou com a participação de representantes de 11 sindicatos federados e mais 5 sindicatos convidados. Na oportunidade o encontro que acontece anualmente tem objetivo de debater temas importantes sobre a conjuntura social do País, com foco na educação, e ao enfrentamento de retrocessos sociais.
O encontro iniciou com a apresentação de um vídeo institucional que contou a história do PROIFES, desde sua criação, em 2004, até 2018, ano em que a Federação fortaleceu e ampliou sua participação no debate público sobre educação superior, no Brasil e na América Latina.
O Encontro Nacional é a instância máxima de deliberação do PROIFES e um dos maiores fóruns de debate sobre pautas da conjuntura sindical brasileira. Este ano os debates giraram em torno de cinco temas principais, com mais de 40 textos e foco especial na história do PROIFES, nas questões de carreira e remuneração, e nas eleições de 2018.
![]() |
Intervenção do Professor Manoel Messias |
O Sindicato dos Professores e Professoras das Universidades Federais do Maranhão - Sindufma, participou ativamente das discussões e deliberações do encontro.
Gastão Lima Correia, vice-presidente do SINDUFMA, deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a história do sindicato maranhense, cuja fundação foi baseada em um nova proposta de sindicalismo: democrático e plural. Na oportunidade, o professor do Departamento de Filosofia da Ufma, presidiu a mesa que pautou o tema "Campanha Salarial, Carreiras e Assuntos de Aposentadoria".
Natalino Salgado Filho, ex-reitor da UFMA, apontou as crises pelas quais o Brasil passa no âmbito político, econômico, social e ético. "As nossas instituições de ensino estão sentindo esse efeito, com sucateamento, extinção de programas relevantes". Natalino destacou a importância do Encontro Nacional do PROIFES para "propor alternativas para um novo Brasil, soberano e democrático" e reforçou a importância desse evento para o movimento sindical brasileiro.