Responsabilidade socioambiental na Ufma é tema de mostra de vídeos


A mostra de vídeos de sensibilização à comunidade acadêmica acontece durante os meses de março e abril de 2018 inicialmente no Restaurante Universitário, passando pelo Centro de Ciências Sociais, Centro de Ciências Humanas, Centro Pedagógico Paulo Freire e o Centro de Ciências Exatas e Tecnologia.
A atividade faz parte das ações de sensibilização às questões ambientais na Universidade, vinculado ao programa institucional “UFMA Sustentável”, instrumento de planejamento que visa instituir práticas de sustentabilidade, gestão de resíduos, arquitetura verde, eficiência energética, qualidade de vida e otimização de gastos públicos na Universidade.
O professor Fernando Carvalho, Vice-Reitor da Ufma, destacou que um dos principais intuitos da veiculação desses vídeos é “a necessidade de levar ao conhecimento de estudantes e servidores as crescentes demandas, cuidados, e hábitos sustentáveis na Ufma. E Para atender a demanda de acessibilidade a Vice-Reitoria garantiu a produção de vídeos legenda em Libras, a fim de abranger mais pessoas e atender aos critérios de acessibilidade”, afirma.
Entre os temas abordados estão: cuidados com desligamento de equipamentos ao final do expediente; descarte correto de lixo; lixo eletrônico; combate ao desperdício de água; otimização de gastos públicos com água e energia e entre outros.
Na avaliação do professor Flávio Pires, do Departamento de Educação Física da UFMA, além da inserção da responsabilidade socioambiental nas atividades da Universidade, um dos principais objetivos das ações do “UFMA sustentável” é a importância de otimizar gastos públicos, com adoção de critérios de sustentabilidade pautados em protocolos ambientais.
Sobre o Programa UFMA Sustentável
O Programa UFMA Sustentável foi apresentado em dezembro de 2016 à administração superior para verificar a sua adequação ao Planejamento Estratégico da UFMA. Entre as propostas, o programa pode servir de orientação nas iniciativas de contratações, compras ou convênios da UFMA, que segundo o seu projeto central “devem adotar um número maior e mais incisivo de atributos e critérios de sustentabilidade, conforme especificado em protocolos ambientais.
O programa é formado por uma comissão elaboradora que reúne docentes, estudantes e diversos setores administrativos da UFMA e o planejamento prevê definição de ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação, possibilitando à UFMA a implementação de práticas de sustentabilidade e racionalização de gastos e processos na Administração.