
A executiva do partido anunciou publicamente em uma rede social a definição da pré-candidatura, relatando que o professor Oliveira, como é conhecimento popularmente, tem o melhor perfil para representar o Senado Federal no Maranhão pelo Rede Sustentabilidade.
Oliveira destacou que, dado o momento caótico de crise política no Brasil, há a necessidade de se rebuscar nomes limpos às vagas dos poderes legislativos "Diante do momento que a política vive a nível nacional, precisamos de fato fazer o "lava voto" no Maranhão trazendo nomes limpos e que de fato represente a sociedade maranhense", afirma Oliveira.
Oliveira é natural de Bacabal/MA, graduado em Física pela Universidade Federal do Maranhão, especialista em Engenharia e Ciências de Materiais pela Universidade Federal de São Carlos, Mestre em Física do Estado Sólido pela Universidade Federal do Ceará, Doutor em Ciências na área de Física Atômica e Molecular e pós Doutor em Jornalismo Científico, ambos pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP.
Atualmente é professor Associado IV da Universidade Federal do Maranhão exercendo suas funções de professor e pesquisador no Departamento de Física, coordenador do Laboratório de Divulgação Científica Ilha da Ciência.
Oliveira também é pesquisador do CNPq, Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência 2013-2017, secretario da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, membro fundador da Academia Maranhense de Ciência e da Academia Paraense de Ciência, Membro da Red de Popularización de la Ciencia y la Tecnología para América Latina y el Caribe – RedPop, Vice presidente da Associação Brasileira de Centro e Museus de Ciências - ABCMC.
Foi condecorado com a medalha Simão Estácio da Silveira pela Assembleia Legislativa de São Luís pelos relevantes serviços prestados a UFMA.