Agentes de saúde de Timon receberão pagamento do PMAQ
O valor é repassado de acordo com a avaliação semestral de cada equipe, avaliando determinadas metas que o grupo precisa cumprir.
O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) é um programa quem tem como objetivo a valorização dos servidores da saúde no âmbito da Atenção Básica e da Estratégia de Saúde da Família (ESF). O valor é repassado de acordo com a avaliação semestral de cada equipe, avaliando determinadas metas que o grupo precisa cumprir. O repasse da verba é de acordo com a pontuação alcançada pelos profissionais.
A Secretária de Saúde (SMS) estará efetuando nos próximos dias os pagamentos referentes aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Como o valor varia de acordo com as metas alcançadas ele necessita sempre ser calculado devidamente para que o servidor receba corretamente.
Vale destacar também que em função de mudança de lotação de ACS em diversas áreas da ESF foi necessária uma checagem dos registros dos Agentes que estavam em campo na época.
Pensando nisso, a SMS estabeleceu uma parceria com o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Timon (SINACST), para que não houvesse erros no valor do pagamento e para que nenhum agente contemplado deixasse de receber o benefício. “O Sindicato nos enviou o Ofício de número 33/2.014 com nomes e valores que deveriam ser pagos. Mas, a Secretária de Saúde identificou que os valores designados no ofício estavam incorretos, inclusive, para um valor abaixo do que de direito dos trabalhadores”, esclarece Mayara Vieira, assessora jurídica da secretária de saúde.
“Para que os trabalhadores não sejam desprivilegiados dos seus direitos, analisamos os valores e estamos refazendo a folha. Vamos liberar esse pagamento o quanto antes. A prefeitura de Timon tem honrado seus compromissos sempre prezando pelo bem estar dos seus colaboradores”, enfatiza Marcus Vinícius, assessor financeiro da secretária de saúde.