Navio adquirido pela Ufma através do ICmar |
Na tarde da última quarta-feira (27), estudantes de centros acadêmicos ligados ao cursos de Oceanografia das Universidades Federais do Maranhão e do Ceará divulgaram diversas notas repudiando um suposto despejo de laboratórios por parte do Departamento de Oceanografia e Liminologia da UFMA (DEOLI). Os laboratórios em questão, são utilizados por alunos e professores da graduação, pós-graduação de Oceanografia e do Instituto de Ciências do Mar (ICmar-Ufma), contendo diversos experimentos de pesquisas científicas avançadas do referido curso.
O Instituto de Ciências do Mar (ICMar-UFMA) foi criado pela resolução nº 287 do Conselho Universitário da UFMA, em outubro de 2017. Desde então, 6 professores lotados no Departamento de Oceanografia pediram remoção para o referido instituto, porém estes mesmos professores possuem as chaves de acesso aos referidos laboratórios.
Fontes relatam, porém, que os docentes do referido departamento, em assembleia geral, inclusive com representações estudantis, decidiram por unanimidade que o DEOLI deve ser o portador oficial do acesso aos laboratórios, e não o Instituto de Ciências do Mar (ICMAR).
Cismado por uma investigação mais aprofundada, este blog foi a fundo descobrir os reais motivos que geraram a decisão da Assembleia Departamental do DEOLI de informar ao Diretor Geral do Instituto de Ciências do Mar (ICMAR), professor Dr. Audálio Rebelo Torres Júnior, a troca das fechaduras de 5 laboratórios e 3 salas administrativas do curso de Oceanografia.
O DEOLI, por sua vez, enviou diversos memorandos eletrônicos, físicos, protocolados na Divisão de Expediente Protocolo e Arquivo da Universidade (DEPA-UFMA) com comunicações, prazos e solicitações para uso dos laboratórios, que até então estiveram em posse de docentes ligados ao ICMAR.
O memorando do DEOLI justifica a troca das fechaduras de modo a possibilitar o acesso livre aos mesmos, para fins de segurança, limpeza, dedetização e outras eventuais demandas, tais como a visita da Comissão de Avaliação do MEC.